Dando seguimento aos procedimentos de obtenção da CNH, após ter “passado raspando” no psicotécnico e ter feito o exame médico (análise do eletroencefalograma, exame óptico, exames de sangue e urina, exame de reflexos, etc.) fui na aula, que escolhi ser à noite.
Já foram três aulas (quarta, quinta e sexta) e tem mais umas quatro (segunda, terça, quarta e quinta). Tem maioria feminina na sala de aula (nos psicotécnico/médico, fui eu e 3 mulheres). Resumindo, foi isso o que aprendi nas aulas que teve até agora:
- Para obter carteira de motorista, são quatro etapas: exame psicotécnico, médico, aulas teóricas e posterior exame, aulas práticas e posterior exame. Psicotécnico e médico (a rigor, seria primeiro médico, depois psicotécnico, porém no Detran de São José/SC é tudo invertido, até a ordem dos testes, vocês acreditam que a legislação sobre placas mudou em dezembro de 2006, e os exames teóricos continuam se baseando na metodologia antiga?). As aulas, no Centro de Formação de Condutores, exames todos no Detran (ou perto).
- Índice de aprovação no exame teórico: 95%. Índice de aprovação no exame prático: de 50% a 60% (prováveis causas: esquece de ligar a sinaleira ao fazer curva, esquece de olhar pros dois lados antes de dobrar uma curva, faz a baliza mais longe do que 50cm da calçada, deixa apenas uma mão no volante ao invés de duas, coloca o braço na janela, entre outras)
- O tempo limite para passar nos exames, contados da data de inscrição no centro e assinatura do contrato, é de um, ano, isto é, dá pra ser reprovado no exame psicotécnico, e depois fazer um outro para ser aprovado! (o professor acha isto um absurdo), o exame médico é difícil reprovar, só reprova quem quer, e os exames teóricos e práticos, dá pra repetir até o limite de um ano, pra todas as repetições de exames, tem que pagar uma taxa , via DARE.
- daí, começou a ser ensinado algumas matérias que caem no exame teórico, como:
- tipos de vias (locais, estradas, arteriais, coletoras, de trânsito rápido). Todas se classificam como rurais ou urbanas, ainda. Estradas são rurais, isto é, de terra, locais são becos, servidões, propriedades particulares, etc., arteriais são as chamadas avenidas com passagens de pedestres, e as de trânsito rápido, sem passagem de pedestres. Coletoras são aquelas ruas mais estreitas onde ficam as casas (entre outras edificações)
- tipos de placas: regulamentação (vermelho e branco), advertência (amarelo e preto), indicativa (azul e branco). No teste, que se basea 50% em placas, cai as placas de regulamentação, de advertência, e das placas de indicação, só cai a categoria de placas indicativas de serviços auxiliares. Na sala tem os banners com todas as placas que caem no exame e algumas da nova legislação que não caem!
- tipos de carteira: A (motos de 2 ou 3 rodas, não importando quantas cilindradas ou peso tem), B (veículos de até 3.500 kg e até 8 passageiros) C (veículos caminhões, com mais de 3.500 kg, e todos da categoria B) D (veículos com mais de 8 passageiros, e todos da categoria C) E (veículos com carreta/trailer pesando mais de 6.000 kg e todos da categoria D). Foi explicado formas de se obter cada um dos tipos de carteira. Mas como AB é mais que suficiente pra mim, vou deixar de lado este assunto.
- no fim de cada aula, tem um “examinho” com 40 ítens. O da segunda aula, que foi o mais fácil até aqui, acertei 39 questões. O da terceira, foi um pouco mais macetoso, e acertei apenas 31 questões.
No mais é isso. Depois do exame teórico, que vai ser só no início de fevereiro devido ao Detran ter feito umas “férias coletivas” (entre aspas por que foi ponto facultativo) no fim-de-ano atrasou todos os exames, vem as aulas práticas! É aí que vou sair da esfera do Need For Speed pra entrar no mundo real! Mas desta vez praticando as regras de direção defensiva, pois se passar no teste prático ficarei com permissão para dirigir por um ano e não terei de cometer nenhuma infração do tipo grave ou gravíssima nem duas do tipo média, pra não perder a permissão para dirigir (PPD) e ter de pagar a auto-escola outra vez!
Vamu lá